-
Arquitetos: Tadu Arquitetura
- Área: 25 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:MCA Estúdio
Descrição enviada pela equipe de projeto. VERDIN é um restaurante contemporâneo, de alimentação inteligente, que prioriza o consumo de produtos locais, sazonais, orgânicos. Utiliza práticas culinárias que evitam perdas nutricionais e desperdícios de forma geral. Saudável, funcional, prático e sustentável, a comida é feita e processada diariamente. O restaurante conta com 3 andares. No subsolo há uma cozinha equipada, no nível da rua há o atendimento ao público com exposição dos alimentos e no terceiro andar há um estoque.
O salão, de dimensões enxutas, foi tratado de maneira objetiva - Exposição dos produtos na direção do acesso, pagamento e atendimento de frente para a entrada e mesas para consumo na sequencia. As mesas ficam protegidas por um pano de vidro aramado e translúcido que separa o salão da calçada. A fachada em aço e vidro acompanha, de certa forma, uma linguagem industrial e contemporânea.
Decidimos estabelecer uma relação entre os frequentadores e o piso. Além da sua forma hexagonal ser a mesma da logo marca do restaurante, o ladrilho hidráulico é capaz de fazer os cariocas viajarem no tempo. Este revestimento era muito utilizado em antigos casarões do Rio de Janeiro. Desta forma, procuramos estimular lembranças da infância de grande parte dos clientes. A partir daí, os sabores conduzirão para novas surpresas do universo imaginário.
A vegetação exposta no salão, reforça a relação entre homem e natureza, assim como a utilização de revestimentos naturais como madeira.
De maneira geral, o projeto apresenta uma linguagem plural. A escolha dos mobiliários e a utilização de materiais em sua composição original promovem um ambiente singular - Simples, funcional, natural e aconchegante.